Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

(11) 2228-9233 | (11) 97499-6854(vivo). Nós ligamos para você

Será que você é viciado em preocupação?

A preocupação é basicamente a capacidade de antecipar situações com a expectativa (não iminente) de resolve-las, pode ser descrita também como pensamentos recorrentes através de palavras ou imagens de coisas que você acredita que podem acontecer.

A preocupação desperta a ansiedade que a alimenta ainda mais e faz se instalar um ciclo vicioso em que você passa o dia inteiro se ocupando de possibilidades negativas e assustadoras.

Mas como descobrir se você está neste ciclo vicioso? Abaixo listamos 5 características de pessoas que se preocupam além do necessário:

  1. Em vários momentos do dia você se pega pensando em coisas que poderiam acontecer e te causariam mal- estar.
  2. Você tem insônia (alguns dias da semana) ou perde o sono assim que deita na cama e se lembra do que pode acontecer, antecipando o futuro de forma negativa.
  3. Mesmo quando consegue dormir a noite, acorda cansado e com a sensação de quem passou a noite em claro.
  4. Fica repetindo a mesma sequencia de pensamentos várias vezes para você mesmo.
  5. Percebe que está com a memória falha ou sente dificuldade em ouvir ou compreender o que as pessoas estão falando.

Se você apresenta até três destas cinco características, saiba que você pode estar viciado em preocupar-se, mas não se culpe, é muito comum entrar neste ciclo vicioso e não perceber quão mal nos faz.

Para encerrar um vício, a mudança de alguns hábitos é sempre necessária e neste caso não é diferente, você vai precisar assumir uma posição crítica em relação às suas suposições, então quando estiver com aquele pensamento de que o pior pode acontecer pergunte-se:

-É muito provável que o fato temido ocorra?

– Só existe necessariamente uma ou nenhuma alternativa ?

-Há medidas construtivas a tomar?

Estes são alguns exemplos de diálogos interno que podem te ajudar a encontrar um outro ponto de vista. Além disso, a ajuda de um profissional para conseguir o equilíbrio dos níveis de ansiedade pode ser fundamental, pois através da psicoterapia você pode desenvolver recursos valiosos que proporcionam mais bem estar a você e sua família.

Talita Simões

Psicóloga

 

 

Author Info

admin

Sem comentários

Poste um comentário