Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

(11) 2228-9233 | (11) 97499-6854(vivo). Nós ligamos para você

Orientação Vocacional

A escolha profissional e a definição da área de atuação é um momento que envolve dúvidas, expectativas internas e externas, cobranças que antes não existiam, novas responsabilidades e a construção de perspectiva de futuro.

Segundo Marques (s/d), entre os 17 e 18 anos, a maioria das pessoas se depara com um dilema: Que carreira seguir? Qual curso universitário escolher? Humanas ou exatas? Ou quem sabe um curso técnico? Afinal, qual caminho seguir?

Cita ainda, que a fase é de transição, saindo da adolescência e entrando na fase adulta, as responsabilidades e decisões a serem tomadas aumentam. A escolha da carreira a ser seguida é decisiva, irá determinar os rumos da sua vida nos próximos anos, uma decisão errada poderá comprometer seu tempo e suas expectativas.

Os Universitários, apesar de já terem optado por um curso específico, também passam por dilemas: Qual área de atuação seguir? Como poderá se destacar no mercado? Há como conciliar o pessoal e o profissional?

Para Rocha apud Pinho (2013), o processo de orientação vocacional para universitários tem objetivo de clarear suas ideias, compreender suas limitações e promover reajustes. O estudante, na maior parte das vezes, não considera um requisito importante no momento da escolha, a análise de seu próprio perfil, o qual indica se ele tem aptidões para a profissão que está escolhendo.

Desta forma, a Orientação Vocacional visa proporcionar ao jovem, vestibulando ou universitário um processo de autoconhecimento, ao qual possa desenvolver uma visão mais ampla de suas características comportamentais, habilidades, competências e potencialidades. Realizar uma análise crítica quanto à profissão escolhida, alinhamento de expectativas pessoais e profissionais, mercado de trabalho e visão de futuro.

Temos como objetivo, proporcionar em um período pré-determinado o ampliar da visão sobre a escolha referente à área de formação profissional em potencial e seu diferencial.

Possuir uma visão mais ampla de suas características comportamentais e potencialidades.

Desenvolver uma visão mais crítica sobre o curso e mercado profissional.

Mobilizar ações proativas para se destacar no mercado profissional.

Durante o processo serão utilizadas ferramentas e técnicas que irão trabalhar:

Expectativas

Autoconhecimento

Profissão

Instituição de formação

Diferencial

Perspectiva de futuro

 

 

Author Info

admin

Sem comentários

Poste um comentário