Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

(11) 4253-2997 | 97252-2372| 2228-9233(WhatsApp)

Entrevista da Dra. Talita Simões sobre Depressão

Entrevista rápida da Dra. Talita Simões concedida a Rádio Via Brasil Channel em CT – USA sobre Depressão.

O que é depressão?

– A depressão é um transtorno do Humor, que pode ter origem genética ou se desenvolver a partir de algum acontecimento especifico.

Quais são os sintomas da depressão?

1. – Alguns dos sintomas da depressão são:
2. Humor triste ou deprimido na maior do dia (Ex. sentimento de vazio, sem esperança),
3. Diminuição acentuada do interesse em todas ou quase todas as atividades,
4. Perda ou ganho significativo de peso,
5. Insônia ou hipersonia,
6. Agitação ou retardo psicomotor, quase todos os dias,
7. Fadiga e perda de energia,
8. Sentimento de inutilidade ou culpa
9. Capacidade diminuída de se concentrar
10. Pensamentos recorrentes de morte (ideação suicida)

Consideramos a presença de 5 destes sintomas por mais de 14 dias consecutivos para caracterizar uma depressão.

O que a família pode fazer se perceber que algum de seus membros apresenta estes sintomas?

– O ideal é em primeiro lugar momento a família acolher, se aproximar mostrando que entende o que esta acontecendo. Funciona muito pouco quando a família passa a cobrar qualquer reação da pessoa que está com sintomas depressivos, pois a pessoa não quer ter os sentimentos que tem e se afasta se passa a perceber que a família esta cobrando, pois não se sente apto a corresponder estas cobranças. Então, o ideal é que permaneça a confiança para que posteriormente o familiar ajude a procurar um tratamento adequado.

E quais são as formas de tratamento?

– As formas de tratamentos podem ser variadas, de acordo com o nível que a depressão está, entre elas citamos a Psicoterapia para tratar a causa da depressão e possivelmente o uso de uma Medicação para diminuir os sintomas.
Na Psicoterapia, incialmente trabalhamos a ativação comportamental para ajudar o paciente a ter de volta esperança e forças para seguir no tratamento, ajudamos também a perceber o caminho que levou até a chegada daquele momento e posteriormente trabalhamos a recuperação e reconstrução de pensamentos e atitudes que ajudam o ritmo saudável de vida e a diminuição dos sintomas depressivos.

Sem comentários

Poste um comentário