Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

(11) 2228-9233 | (11) 97499-6854(vivo). Nós ligamos para você

Depressão x Ansiedade

São questões emocionais diferentes, ansiedade e depressão não é a mesma coisa.

 

Ansiedade: preocupação com o futuro, com o que esta por vir. É como se a mente estivesse fora do tempo correto; ao invés de viver no presente e nas suas consequências atuais, a pessoa vive uma vida imaginaria negativa do que poderia acontecer. E, claro, na maior parte das vezes, essas ideias nunca se concretizam. O sofrimento vem de não saber mudar um pensamento, com isso, a pessoa sofre no presente toda angustia de um futuro imaginado, incerto e inseguro. Ansiedade também é caracterizada pelo excesso de energia e desequilíbrio. Grande agitação interna, insegurança e mal estar. Alguns autores dizem que ansiedade e medo são a mesma coisa, afinal, sentir medo e’ uma sensação mais ligada ao futuro e com isso, o que pode acontecer do que de fato o que já esta acontecendo no momento.

 

Depressão: envolve uma distorção do pensamento e baixa de energia. Falta vitalidade para agir e pensar. As ideias são mais ligadas a questões passadas e no que já se viveu. Normalmente, a dor de algo ruim permanece no presente como se não houvesse tido uma “atualização” da mente e com isso, o que é dor passada, passa a ser vivida como dor presente e sem capacidade de ação, pois o passado não se muda só a percepção dele. A tristeza é um dos sintomas e pode acontecer choro e angustia.

É comum quem sofre de ansiedade também sofrer de momentos de depressão e vice versa, justamente por ser sentimentos opostos, a pessoa na tentativa de equilibrar-se acaba oscilando entre um sintoma e outro, muita energia x baixa energia, pensamentos do passado x pensamento do futuro.

Quem sofre de ansiedade ou depressão pode ter os sintomas do medo mais forte e percebe-los piores, justamente pela dificuldade de focar a atenção no presente e ser capaz de agir com o que se tem no momento.

Author Info

admin

Sem comentários

Poste um comentário